A MutaGen-Brasil (Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental, antiga Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental - SBMCTA) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que objetiva o desenvolvimento de atividades cientÃficas no campo da Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese, assim como contribuir para a formação e atualização de profissionais na área.
Após décadas de discussões sobre as diferentes áreas de pesquisa em ciências junto ao CNPq e CAPES, a área de Genética foi classificada em: Genética Humana, Genética Vegetal, Genética Animal e Genética de Microorganismos. Durante estas discussões, foi incluÃda posteriormente a área de Mutagênese.
Assim, inicialmente, a área da Mutagênese era discutida nos eventos da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Posteriormente, em 1989, foi fundada a SBMCTA, hoje MutaGen-Brasil (desde 5 de novembro de 2013). Mesmo com congressos independentes, as duas Associações permanecem como parceiras. Além da SBG, a MutaGen-Brasil tem como parcerias cientÃficas nacionais a FeSBE (Federação de Sociedades de Biologia Experimental) e a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), e internacionais ALAMCTA (Asociación Latinoamericana de Mutagénesis, Carcinogénesis y Teratogénesis Ambiental) e a IAEMGS (International Association of Environmental Mutagenesis and Genomics Societies).
De acordo com seu estatuto, são objetivos da MutaGen-Brasil:
1) Favorecer o desenvolvimento, por pesquisadores, professores universitários e demais profissionais de atividades cientÃficas ligadas ao estudo da genotoxicidade e áreas afins;
2) Estimular o aprimoramento de pesquisadores brasileiros, mediante a realização de cursos e outras modalidades de difusão e de intercâmbio de informações técnico-cientÃficas;
3) Promover periodicamente simpósios ou reuniões nacionais de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambientais;
4) Promover, isoladamente ou em colaboração com outras sociedades nacionais ou internacionais, cursos, reuniões cientÃficas, seminários de atualização ou eventos similares;
5) Editar publicações em seus campos de interesse;
6) Estimular o desenvolvimento de programas de formação de recursos humanos, especialmente os voltados para a introdução de novas metodologias;
7) Promover a difusão de boletins informativos;
8) Proceder ao estudo de problemas relativos à difusão de agentes genotóxicos, carcinogênicos e teratogênicos no ambiente e suas consequências para a saúde humana, de forma a poder prestar consultorias a órgãos públicos ou privados, nacionais ou internacionais.
Os estudos no campo abrangido pela Associação envolvem a investigação dos efeitos toxicogenômicos de agentes quÃmicos, fÃsicos e biológicos, muitos dos quais presentes no meio ambiente, e a identificação de alterações genéticas que podem estar relacionadas ao desenvolvimento de diversas doenças.
A Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (SBMCTA) foi fundada em 11 de setembro de 1989, com sede e foro na cidade de residência do presidente, até o ano de 2012, conforme o estatuto. Em assembléia extraordinária, ocorrida em 5 de junho de 2011, foi aprovada por unanimidade a mudança de estatuto (Cap. I, Art.1) relativo ao endereço da sociedade, que passou a ser fixo na cidade de Ribeirão Preto, SP.
Endereço: Av Bandeirantes 3900, 14040-901, Ribeirão Preto, SP.